sexta-feira, agosto 19, 2011

Escravidão!


Apos ler um post no blog O Mundo em contra Mão, vou registrar isso:

Sobre ser escravo, primeiramente

Dinheiro necessariamente anula a escravidão? Ou melhor, essa relação, entre receber valor monetário e não ser escravo, é válida?

A real situação:
Quando eu nasci, após um desenvolvimento básico bem assistido, vieram até mim (os já membros consentidos da sociedade) e apresentaram-me a proposta de torna-me um cidadão, fazer parte de sua sociedade, seguindo seus dogmas e afazeres. Mostrado pontos negativos e positivos, foi dado um tempo para que refleti-se sobre minha ingressão, já que evidentemente se eu me recusasse a participar, seriam dadas alternativas e eu poderia viver da forma como preferisse, tendo total segurança quanto a não ser prejudicado por tal escolha... Não, não houve nada do gênero, nem comigo, nem com você, nem com os mais "poderosos", com ninguém, então todos somos escravos, submetidos a uma sociedade que auto-se impõem, sem nem mesmo um convite.
Mais, somos escravos duas vezes, primeiro, como já citado, por falha humana, segundo pela própria ordem natural que com toda autoridade nos impõem suas condições, pela morte, fome, desastres naturais...
Assim quando falamos em fim da escravidão, as revoluções implícitas nisso vão muito além.

12 comentários:

  1. como diria a #spanhishrevolution

    eu não sou anti-sistema
    o sistema é anti-mim

    ResponderExcluir
  2. Típico pensamento de adolescente pseudo-revoltado com o "sistema".Na falta de algo para contestar, é mais fácil contestar o que não tem coragem para fazer. Ser adolescente é ótimo mas crescer e se tornar adulto é muito mais difícil.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que "adolescente" não esteja referindo-se a minha idade, mas sim ao nível psicológico (caso contrário é algo dispensável). Pelo que compreendi, você diz que é fácil atacar o sistema enquanto não se está em uma situação de "ser adulto", que em suas palavras tem a ver com "ter" que trabalhar.
    Minha resposta direta a isso é a seguinte, agir de forma irracional e egoísta(devida a própria limitação do modo de pensar), embora caracterize os "adultos" da sociedade, não denota nenhum valor social para nossa atual situação que de fato necessita de uma mudança.

    ResponderExcluir
  4. Nada do que foi falado é algum tipo de escravidão. TUdo isso é somente uma condição necessária de existência. É como querer dizer que um rabisco é escravo do papel porque sua existência depende dele.

    Com relação ao ter dinheiro, a coisa é muito mais complexa do que o modo como foi falado. E apesar de não parecer, se trata de uma escolha sim. Voce pode decidir produzir tudo aquilo que for consumir... a pobreza extrema será mera consequencia de uma decisão tão idiota, mas a decisão é sua. Voce pode viver da forma que preferir.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que você escolhe o seu próprio caminho independente da sociedade que vive, a ordem natural é uma forma de te "avisar" que você tem que viver cada momento, independente do que possa ocorrer. Ser escravo é ter falta de liberdade e por mais que o mundo te deixe poucas escolhas e coloque barreiras todos são livres de atitudes e pensamentos! Atualmentes só são erscravos aqueles que querem(acomodados)!!!

    ResponderExcluir
  6. Conformismo só sega na sobremesa.

    Sobre erros ortográficos, indicações dos mesmos são sempre bem vindas e, embora não colo que o post, agradeço pela ajuda!

    ResponderExcluir
  7. Bom Gabriel, eu particularmente não quero a escravidão para mim, mas seria muito tolo se não me denominasse como um escravo. Por questões financeiras, deficiências cientificas, limitações em relacionamentos.
    Não existe um escravo, apenas o "todos escravos", porque compartilhamos da escravidão alheia, então quanto mais escravo é meu próximo mais sou eu próprio. Bom, mas ai acho que isso merece um Escravidão parte 2.

    ResponderExcluir
  8. É por causa desses adolescentes revoltados que eu ainda não sou levado a serio quando tento falar com laguem mais velho...
    Não pode escolher por que não há quem va te criar para viver no meio do mato... Se quer viver fora da sociedade deveria ter criado um sistema imunologico descente quando criança, ter muitos pelos no corpo, ter a pele(principalmente dos pés) bem grossa, ter apenas uns 25% do paladar e do ofato de uma pessoa "normal" e então encontrar um lugar isolado aonde você poderia comer minhocas... Claro que não tenho nada contra esse estilo de vida mas... Você não tera influencia nenhuma sobre os outros... E é claro que algumas pessoas iam querer empurar você para dentro da sociedade de volta...

    Ao inves disso eu vou ficar aqui com minha saude fraca e tentar mudar alguma coisa na cabeça de alguem, caso um dos meus planos para conseguir influencia cultural de resultado no futuro...

    Seria muito engraçado... "filho, você tem duas opçoes: uma é ficar com a gente para que suas possibilidades de sucesso deem sentido a nossa vida desperdiçada para criar você, a segunda é ir para o meio do mato, que nem o Moglin, lembra do Moglin?"

    Alguem que não desenvolva uma noção clara de liberdade, sentir-se-ia preso mesmo que tivesse a capacidade de viajar até os desconhecidos limites do universo.
    A adolescencia é, no entanto, não apenas o momento em que as bolas fimam maiores, mas uma fase de transformação mental e da criação das primeiras filosofias.

    ...
    ...
    ...
    Ainda não inventaram um sistema que satisfaça o ego do ser humano e ao mesmo tempo seja justo... Mas o capitalismo também não é esse sistema! O capitalismo tem uma especie de "toque encantado da titica" que transforma qualquer tipo de arte em titica com um simples toque, ainda por cima os olhos do capitalismo(daltonicos) não diferem entre as cores da arte e as cores do entreterimento, sendo que um deles pode ser, na minha opinião, transformado em titica... Já o outro não! A vontade do artista de compartilhar a sua obra deve exeder a vontade de ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade parece-me que já foi "inventado": http://blogtransferencia.blogspot.com/2011/07/zeitgeist-iii-moving-forward.html
    E sim a arte foi corrompida e muito, indico esse post, do blog Mutamos: http://mutamos.blogspot.com/2011/08/criatividade-e-entretenimento.html

    Sobre a parte inicial do comentário, fica-me difícil debater, pois não percebo que você entendeu o meu post, já que não gosto de ser conclusivo a modo de limitar os pensamentos que o mesmo possa proporcionar.
    Eu sou totalmente contra fugir da sociedade, isso é egoísta e autodestrutivo (indiferença). O texto é sobre não aceitar o sistema social atual, achando estar livre. Sim, é possível um sistema livre e tanto posso quanto falarei sobre ele. Ao citar adolescente, além de ser algo religiosos, já que você não tem essa informação, serve apenas para prosseguir com preconceitos. Futuros posts seguiram a mesma temática, prosseguindo as idéias aqui inciadas, então recomendo que acompanhe.
    Estou meio cansado, é tarde, mas espero ter ajudado com minha resposta.

    ResponderExcluir
  10. Para o anonimo que falou do capitalismo: O sistema capitalista é simplesmente o sistema mais livre que existe. Qualquer outra solução envolve algum tipo de limitação da liberdade de troca. De forma resumida o capitalismo diz: pega toda força de trabalho que voce comanda, transforma em algo e vende como bem entender e para quem quiser. A vontade de se dar bem a qualquer custo, de passar por cima dos outros, da ganancia e etc.. são defeitos do ser humano. Não tem nada a ver com o sistema economico vigente. Esse tipo de problema está muito mais relacionado com espiritualidade e religião do que com qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  11. Não há coisas como "isso é da natureza humana", já que a mesma é moldada pelas influencias do ambiente. Há um ótima explicação sobre isso na primeira parte do documentário já indicado nos comentários ZMF (http://blogtransferencia.blogspot.com/2011/07/zeitgeist-iii-moving-forward.html)
    Futuramente começarei uma análise dos temas do filme, onde tratarei do assunto. Aguarde.

    Há bastante comentários, obrigado a todos pela participação!

    ResponderExcluir
  12. ao mesmo tempo que a natureza é moldada pelo ambiente, também molda o ambiente. É uma relação ciclica e todos sabemos disso.

    ResponderExcluir

Se relativo ao post, tenha toda liberdade para fazer plausivelmente um comentário.