domingo, julho 10, 2011

Theo Jansen inventa novas criaturas



Tentarei postar semanalmente um TED, começando por esse que, além de todo especial, acredito ser o meu primeiro contato com os videos do TED.

Gil Scott-Heron & Brian Jackson - Winter in America [1974]


Gênero: Soul, Jazz-Funk, Fusion & Jazz 
Tracklist
01. Peace Go With You, Brother (As-Salaam-Alaikum) 5'33"
02. Rivers of My Fathers 8'33''
03. A Very Precious Time 5'19''
04. Back Home 2'52''
05. The Bottle 5'10''
06. Song for Bobby Smith 4'41''
07. Your Daddy Loves You 2'56''
08. H2Ogate Blues 8'13''
09. Peace Go With You, Brother (As-Salaam-Alaikum) 1'11''
10. Winter in America (Live) 8'23''
11. Song for Bobby Smith (Alternate Take) 4'43
12. Your Daddy Loves You (Live) 4'28''
13. The Bottle - Guan Guanco (Live) 11'57''
14. Winter In America 2'49''

Essencial, cheio de alma, crítico, de som impecável, é o álbum de Gil Scott-Heron.

Download: Fileserve
Formato: MP3 Tamanho: 103MB 

Ergo Proxy - Awakening#01

Título: Ergo Proxy
Produtor: Manglobe
Gênero: Mistério, Sci-Fi, Psicológico
Episódios: 23
Duração/Ep.: 25minutos 

Sinopse: Estamos em Romdeau City, o último paraíso existente no planeta, um reduto de civilização num mundo com o meio-ambiente arrasado. Um lugar bonito, onde tudo funciona como um relógio, mas monótono, sem alegria ou emoção. Neste ambiente os humanos são educados desde cedo para se tornarem bons cidadãos, obedientes e comportados, sempre comprando coisas e com os sentimentos reprimidos e constantemente monitorados por um sistema central e automatizado, o qual mantém a existência humana viável dentro de Romdeau.
Os seres humanos são acompanhados por autoraves, andróides programados para se adequarem à mentalidade e necessidade de seu mestre. O surgimento de um vírus de computador chamado Cogito causa uma tremenda comoção na cidade, fazendo com que os autoraves por ele infectados despertem, ganhem consciência e não dependam mais de controle humano. Cidadãos começam a ser assassinados pelas máquinas, e a Inspetora Real Mayer fica encarregada da investigação destes casos. Filha da elite de Romdeau, Real sempre se sentiu deslocada neste ambiente, como se sentisse, lá no fundo, que algo não estava bem. Ao lado de seu autorave particular, Iggy, Real começa a conhecer um pouco mais sobre a verdadeira face da existência humana em Romdeau, a manipulação de informações, e o surgimento de um imigrante chamado Vincent Law pode mudar não apenas a vida de Real, mas do planeta como um todo. Vincent é uma pessoa apagada que precisa se tornar um bom cidadão, se socializar, o que se torna mais grave em função de seu status de imigrante, classe discriminada e considerada inferior dentro de Romdeau.

A trama vai muito além, fundamentada na filosofia, mostra-se uma obra consistente e que apresenta fortes críticas sociais, seguida por um enredo bem elaborado e original. Referencias a outras obras e pessoas além de personagens magníficos e estruturados, completam o banquete em Ergo Proxy
Eu particularmente ressalto as questões que a série levanta, certamente um título que só proporcione entretenimento (distração) deve ser ignorado e Ergo Proxy mostra com que se faz uma verdadeira ficção.